2. Ciclo de Partilhas Ferramentas de Coaching Educativo

2. Ciclo de Partilhas


Eu não sou o meu comportamento!


Esta é talvez uma das aprendizagens mais importantes que podemos fazer na nossa vida.


Quando aceitamos este pressuposto da programação neurolinguística PNL na nossa vida mais preparados estamos para também o viver na nossa parentalidade/ ação educativa.


A tua criança não é definida pelo seu comportamento. Ela tem uma identidade valiosa e única e que em momento algum pode ser posta em causa pelas suas atitudes. Quando o fazemos beliscamos a sua identidade e com isso, mesmo sem que nos apercebamos, começamos a destruir a sua confiança e estima.


Se a tua criança mente ela não é mentirosa, teve um comportamento onde não disse a verdade e pode sempre aprender a importância de o fazer através do teu próprio exemplo e ajuda.


Sugestão - Em vez de dizer à tua criança: Estás sempre a mentir. Estás a ser mentirosa. És mentirosa! Estou farta das tuas mentiras!


O que achas de a ajudar a aprender a aprender que quem ela é e a sua atitude/ comportamento são algo separado e dissociado da sua identidade?!


Exemplo como sugestão:


*Filha parece-me que a situação aconteceu de forma diferente, podes explicar melhor, de outra forma?


*Filho, na minha perspetiva o que aconteceu foi que eu não comprei este chupa. Quando queres comprar alguma coisa o que deves fazer? Como te parece ser possível resolver esta situação? Parece-me que devemos voltar à loja e devolver o chupa à senhora. Como vais fazer para o devolver?


O que vais fazer diferente da próxima vez? O que aprendeste com esta situação?


Estes são alguns exemplos de como podemos ajudar a aprender a aprender valores como a verdade e ainda assim manter a confiança e a estima da criança intactas. O que fizemos diferente foi ajudá-la a aprender a aprender em aceitação, sem julgamento e em amor. Esta é uma das aprendizagens da formação em Coaching Educativo.


Se as partilhas estão a fazer sentido para ti deixa-nos o teu comentário e as tuas perguntas. Todas são válidas!



#ciclodepartilhas #coachingeducativo #ajudar #parentalidade #familia #acaoeducativa #educacao #sercoracao #aceitacao #serjulgamento #amor
2. Ciclo de Partilhas ACEITAÇÃO, SEM JULGAMENTO e AMOR




#ciclodepartilhas #coachingeducativo #ajudar #parentalidade #familia #acaoeducativa #educacao #sercoracao

@shotsandcuts

5 visualizações0 comentário