3. Cuida da tua alimentação e pratica exercício físico

Atualizado: 15 de jan.

3. Cuida da tua alimentação e pratica exercício físico


A alimentação tem um papel de destaque na nossa vida, pois influencia desde o nosso desempenho à nossa recuperação.


A prática de atividade física é essencial para um estilo de vida saudável, sendo reconhecido que traz inúmeros benefícios, não só para a gestão de peso como também para a prevenção de muitas doenças. No entanto, a alimentação assume um papel extremamente importante ao garantir um aporte de nutrientes que são essenciais para a nossa saúde.


a) A nossa dieta alimentar deve ser individualizada.

As tarefas diárias e o ritmo de vida são individuais, logo as necessidades nutricionais também o são. Assim, as escolhas alimentares deverão ser ajustadas caso a caso. No entanto, existem certos cuidados, como ter uma alimentação equilibrada e diversificada, que são importantes para todos os indivíduos.


b) O papel da hidratação

Confesso que este é talvez o meu maior espaço de melhoria. Não gosto de água! Ainda assim sabemos que é essencial manter um bom estado de hidratação, principalmente antes, durante e após o exercício físico, pois a desidratação pode trazer efeitos negativos no organismo e na nossa capacidade de lidar com os desafios diários, podendo levar até ao aparecimento precoce de fadiga. Assim, estar bem hidratado é uma prioridade para promover saúde e bem-estar.


c) Ingerir alimentos com antioxidantes, como: morangos, amoras, mirtilos, cerejas, uvas, kiwi, laranjas e papaia, pois ajudam a combater o stress.



Lembrar:

Uma alimentação equilibrada e diversificada é importante para satisfazer as necessidades nutricionais da população em geral, especialmente para quem pratica exercício físico.

Age e cuida da tua saúde em 2022!


#saude

#coachingeducativoportugal

#formacaocoachingeducativo

8 visualizações0 comentário