8. Eu vou aprender e ajudar a minha criança a aprender sobre emoções

DESAFIO SEMANAL


8. EU VOU APRENDER E AJUDAR A MINHA CRIANÇA A APRENDER SOBRE EMOÇÕES


Trabalhar as emoções, como assim?!


É verdade, não nascemos com um livro de instruções nem com as aprendizagens organizadas em gavetas onde acedemos quando temos necessidade. Todo o conhecimento é adquirido, de forma inconsciente ou intencional através das nossas experiências, e o ideal é que pelo menos parte dele aconteça de forma intencional, para gerar aprendizagens de valor para a nossa vida e que nos sirvam de forma positiva a nossa jornada.

Aprender sobre emoções deverá ser parte das aprendizagens essenciais a que me refiro. Sim é necessário aprender sobre emoções e preferencialmente desde bem cedo.

É fundamental que cada criança aprenda a identificar cada emoção e que desenvolva a capacidade de as reconhecer para depois aprender a gerir os seus próprios estados emocionais e comportamentos. Esta aprendizagem irá torná-la cada vez mais capaz de desenvolver a inteligência emocional e a empatia, em estados de recursos positivos, tanto relativamente a si própria como relativamente ao sentir e comportamentos dos outros.

Aceitamos e agimos melhor sobre o que conhecemos e compreendemos.

É através do reconhecimento e compreensão das emoções que a criança aprende a lidar com as situações do quotidiano de forma mais assertiva, ou seja cada vez mais preparada para fazer as suas próprias escolhas e por isso também mais capaz de agir perante os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos/atitudes, próprios e do outro, rumo a aprender e conseguir estabelecer relacionamentos saudáveis e solucionar conflitos, com mais facilidade e por isso com menos sofrimento, o que certamente todos pretendemos enquanto pais e educadores, ajudar as nossas crianças a amar quem são e a aprender a ser.


(continua)







Escolhe fazer o teu melhor todos os dias!

Ajuda os teus filhos a descobrirem o quão valiosos são.

Pára, respira, reflete e age.

Escolhe amar, a ti e ao próximo.


Excelente semana!



#coachingeducativoportugal #livre #jesuscristo

#coachingeducativo #comunicação #mudança #dialogointerno #palavraspoderosas #pensamentospositivos #emocoes #ações #amar #amaroproximo #liberdade #desafios

21 visualizações0 comentário