9. Melhor juntos!

Melhor juntos!


9. Trabalhar a aceitação para aplicar o reconhecimento positivo.


Aqui está um pequeno segredo: todas as pessoas buscam aceitação.


Já estiveste atento a esta necessidade do ser humano?

As pessoas farão "quase tudo" para conseguirem sentir-se aceites.


Pensa comigo: já pensaste na quantidade de programas e pessoas que estão a participar em reality shows (falo no mundo todo). A quantidade de programas relacionados com a "vida real", na busca de amor, afeto, sucesso profissional ou só mesmo para ter visibilidade, para aparecer na televisão e ser visto. Para muitos esta procura torna-se desenfreada e com consequências marcadamente dolorosas para a sua vida e da sua família.


E se descobrissemos que Deus é um pai incrivelmente amoroso e que nos aceita tal como somos?!


E se cada um de nós descobrir e tomar consciência que cada vez que aceita o outro e lhe presta reconhecimento positivo está a mostrar amor e a representar Cristo?


Será que algo mudaria em nós e como consequência nos outros e no mundo?!


Sabes, eu acredito que sim! E escrevo sempre primeiro para a minha vida.


Jesus aceitava as pessoas quando ministrava à sua vida. Dessa forma quando o fazemos estamos a ministrar como Jesus. Sim, temos nas nossas mãos o poder de mostrar ao mundo como Deus é e uma das melhores maneiras de aceitar as pessoas é dando-lhes reconhecimento positivo, valorizando as suas qualidades.


Romanos 15: 7 diz: "Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus."


A escolha mais fácil é criticar, especialmente quando as pessoas não se ajustam aos nossos padrões e valores, quando não atendem às nossas expectativas.

Por exemplo, quando a pontualidade é um valor da nossa vida e as outras pessoas chegam atrasadas temos tendência a olhá-las com altivez e a criticar a sua identidade (És sempre a mesma coisa!) Ao mesmo tempo sentimo-nos bem connosco próprios, porque estivemos de acordo com os nossos valores. Queremos fazer sobressair perante as outras pessoas as nossas qualidades e esquecemo-nos que também temos espaço de melhoria noutras áreas.


E se em vez de criticar passássemos a levantar?

E se em vez de criticar as outras pessoas passássemos a levantá-las?

Como costumo dizer na formação em Coaching Educativo: E se trocássemos a crítica pelo reconhecimento positivo e pelas perguntas poderosas?!


Quando prestamos reconhecimento positivo ao outro estamos a fazê-lo sentir-se acolhido, que tem valor e que é aceite! Que excelente ponto de partida para termos vontade de melhorar que este, quando sentimos que somos aceites e amados ainda que...?


A Bíblia em Romanos 12:10 diz: "Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios."


Para realizar a obra de Deus temos de estar preparados para valorizar as diferenças dadas por Deus a cada pessoa e a forma como somos singularmente moldados.


Como posso então demonstrar aceitação?Pára de querer moldar os outros à tua imagem. Quando o fazes começas a estar disponível para olhar para os seus recursos e a alegrar-te com o facto de ser diferente de ti.

Para onde diriges a tua atenção assim vais ver.

A verdade é que se fossemos todos iguais o mundo seria um lugar aborrecido e limitado. Deus fez-nos todos diferentes para fazermos coisas diferentes e para que tudo o que há para fazer seja feito. Todos temos um propósito de vida único.


O objetivo de uma família, de um pequeno grupo, de uma igreja, de uma escola ou qualquer outro grupo comunitário não é moldar as pessoas à sua imagem, mas aceitá-las e ajudá-las a descobrir o seu potencial e a reconhecer quem são e qual é o seu propósito, o que amam fazer, e ainda a descobrir quem Deus é, que as criou, e a aceitá-lo como Senhor da sua vida.




#aceitacao #conexao #pertencer #sensodepertenca #acolher #amor #venceomedo #biblia #desenvolvimentoespiritual #devocional #solucao #coaching #amorvence
9. Melhor juntos!


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo