Ajudar a aprender a aprender é uma responsabilidade, mas também uma grande oportunidade

Acredito mesmo que os professores/ escola e a família necessitam ser uma equipa.

O mesmo acontece quando ajudo alguma criança/ adolescente através do acompanhamento em processos de Coaching Educativo, a família é parte essencial do processo.

É necessário acolher também os seus pais, porque as crianças/ adolescentes são o resultado das pessoas com quem vivem e se relacionam e por isso se funcionarmos em equipa os resultados que desejamos são potencializados se aprendidos e treinados nos diferentes contextos da criança/ adolescente.


Ontem recebi esta mensagem da mamã Carla:

"Ao ler as suas palavras dei por mim a recuar uns bons anos atrás e a tomar consciência que efectivamente, no meu caso, não tenho memórias associadas ao meu estudo. Não culpabilizo os meus pais, mas a realidade é que essas memórias se dissiparam. Tudo tentarei para que possa transformar a memória dos meus filhos em algo prazeroso. E independentemente da minha situação ser atípica, tenho plena consciência da veracidade das suas palavras. Nem sempre o mais importante é o conteúdo do que se pretende transmitir, mas sim a forma como o conseguimos fazer e a sementinha que conseguimos ou não plantar nos corações de quem amamos. Acho que a grande diferença reside efectivamente nesse ponto. Mas estamos tão cegos em querer cumprir objectivos que por vezes nos esquecemos de como os devemos alcançar. Obrigada por nos manter atentos!"


Obrigada mamã pelas suas palavras.


E tu, o que necessitas relembrar para escolher aprender a aprender?!


Lembra-te que todos os dias estás a semear valores e a construir memórias na vida do teu filho.


Que valores estás a semear?


Que memórias significativas para a vida estão a guardar?


Eu penso muitas vezes na minha responsabilidade como mãe, além de professora e coach. Temos nas nossas mãos uma grande responsabilidade, mas também o grande privilégio de fazer parte da história de vida dos nossos filhos e de quem temos a graça de poder influenciar e marcar positivamente com a nossa vida.


Se queres aprender a aprender e ser parte essencial com a tua vida na vida do teu filho e/ou alunos... junta-te a nós na próxima formação de Coaching Educativo, a começar já dia 23 de outubro, pelas 21 horas e 100% online. Serão 6 sextas-feiras. Envia mensagem.


Ajudar a aprender a aprender é uma responsabilidade, mas também uma grande oportunidade

#coachsusanafarinhogarces #FormaçãoCoachingEducativo #ajudaraaprenderaaprender #famílias #família #educadores #professores #academiacoaching #academiaparapais #academiaparaprofessores

Imagem @shotsandcuts

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo