ANCORADOS, sabes onde estão as tuas âncoras?!
ANCORADOS
Viver em terra pode ser como viver no mar e por isso necessitamos de âncoras. Sabias?!
A nossa vida é formada por ciclos. Algumas vezes estamos no verão e numa planície dourada e tranquila. Outras vezes encontramo-nos a viver um inverno rigoroso e em alto mar, gelados e a necessitar de segurança e paz. A verdade é que ainda que a vida seja formada por estes diferentes momentos, a nossa condição é muito mais acerca de quem somos ou consideramos ser do que o como ou onde estamos.
Como vês a tua vida hoje, em tempestade no alto mar ou em bonança numa planície de terra segura?
O que tomas como referência da tua condição e forma de ver a tua vida? - como o teu amigo te diz, - como o teu pai/mãe te dizem, - como o noticiário te diz, - como o teu marido/ mulher te diz, (...) Ou - como Deus te diz?
Deus ajuda-nos a aprender a aprender na sua palavra, a bíblia, em Atos 27:17-31 que podemos encontrar um "Até que..." até ao momento em que governamos a nossa vida sozinhos sem Deus e um "Mas agora..." quando nos lembramos e vivemos as suas promessas, que sempre cuidará de nós.
Lê a passagem e aprende a aprender que a nossa ancora é Deus e que ainda que na nossa vida estejamos em mar alto e a passar por tempestades, existem formas de as superar, com Ele e agindo lançando as nossas âncoras.
Temos connosco a promessa de Deus e fidelidade do seu juramento e essa esperança mantém firme a nossa vida, como uma âncora. A esperança que temos na sua promessa é a nossa âncora.
Lê Hebreus 6:17-19
Continua comigo e acompanha os 3 princípios para enfrentar tempestades:
1. PREPARA-TE
Como posso preparar-me?!
Lê a bíblia: Cinge a tua vida e prepara a tua mente com a palavra de Deus, diariamente, e em todos os ciclos. Se estivermos preparados com a palavra de Deus estamos mais firmes e seguros para agir e enfrentar os dias de tempestade e os dia de calmaria e alegria.
O que necessitas deixar ir? O que necessitas deixar de fazer?
Age e deixa de ... para estares mais próximo de Deus e do que Ele tem para a tua vida.
Desafio: Eu vou deixar de... e usar esse tempo para ler a palavra de Deus.
2. ANIMA-TE
Na passagem bíblica Paulo estava a dizer aos outros homens para se animarem no meio da tempestade, a uma tripulação que estava a afundar-se. E esta afirmação de Paulo não era loucura, pois Ele estava ciente do que lhes estava a acontecer. Eram palavras de fé e de quem é capaz de olhar além das suas circunstâncias atuais.
Paulo: Animem-se porque eu estou certo que será como Deus disse. Ele irá salvar-nos.
Paulo tinha fé suficiente para confiar nas promessas de Deus.
❓Teremos nós a mesma fé?
💡Ânimo vem do que se crê, não do que se vê.
🔦Como vês as promessas de Deus para a tua vida?
3. ALIVIA A CARGA
Nós sabemos que muita carga dificulta a viagem. Aligeirar a carga facilita a viagem.
O que está a carregar a tua bagagem?
O que tens na tua bagagem que trás peso em vez de coragem, fé, esperança, ânimo, alegria, propósito...?
⚓As âncoras estão no barco todo o tempo, ainda que a maior parte do tempo não sejam usadas.
No barco estavam 4 âncoras:
1. Âncora do propósito
Antes da nossa concepção já havia o nosso propósito. Preexistência de propósito. O nosso propósito é anterior á nossa concepção, quer dizer que a minha existência serve um propósito pré existente.
Sabias que ninguém veio a este mundo por acaso, mas com um propósito?
Saber isto é uma âncora na nossa vida. Saber que foi Deus que criou cada um de nós com um propósito individual para cumprir. E mais, antes da criação do mundo! Que incrível a minha e a tua existência! Que incrível Deus ter-nos dado um propósito único! Sim, não foi uma escolha tua, é uma escolha soberana de Deus e sem a nossa intervenção, mas sabes essa é a certeza da segurança da sua extravagância em amor por nós, o facto de olhar para a nossa individualidade.
❓Já descobriste qual é o teu propósito?!
2. Âncora da coragem
Versículo: Mas agora coragem.
É a capacidade de ter coragem ainda que. Ter a capacidade de acabar a corrida mesmo quando estamos em último lugar e a passar por dificuldades. É ter a coragem de saber que esse tempo passará pela promessa de Deus.
3. Âncora da adoração
Adorar em todo o tempo. Oração: Ainda que eu não tenha certezas de nada, Deus tu és bom e eu amo estar na tua presença. Eu vou manter-me ligada a ti e estar na tua presença. Obrigada por poder confiar em ti.
Salmo 34:1 Louvar a Deus antes de qualquer benefício é adorar a Deus. Eu estou ancorada a ti.
4. Âncora da igreja local
Estar ancorada na igreja. Estar em oração, junto. Orar é o primeiro recurso de ajuda.
Lembra-te e vive as tuas âncoras, com Deus.

Romanos 10:9 Se com a tua boca confessares "Jesus é Senhor" e no teu coração creres que Deus o ressuscitou de entre os mortos serás salvo.