O Coaching é um processo criativo no qual as ferramentas fazem parte. Pensar que se comprarmos um livro e aplicarmos as suas ferramentas irá resolver as nossas circunstâncias ou mesmo ajudar-nos a atingir os objetivos é o mesmo que achar que vamos ficar em forma fisicamente por contratar um personal trainer, mesmo sem ir aos treinos e apenas por ver o plano definido.
A utilidade das ferramentas de Coaching reside na sua aplicação, treino consistente e os resultados que proporcionam. As ferramentas só geram resultados quando são aplicadas, vividas.
A arte do Coaching consiste por isso em desenvolver e aplicar ferramentas eficazes para cada situação e tem como base as tão importantes Perguntas Poderosas.
No caso do Educador (professor, pai/mãe, ou cuidador coach) necessitamos aplicar as ferramentas e ser exemplo. E essa mudança e desenvolvimento de habilidades necessárias para ser o exemplo que queremos só acontecem quando são desenvolvidas a partir de nós próprios, quando passamos pelo processo e nos dispomos a ser influência a partir da nossa própria vida.
Só inspiramos o outro quando somos congruentes entre o que vivemos e o que ajudamos a aprender a aprender.
Como sugestão desafio-te a fazer a formação em Coaching Educativo. A 8.a Edição está já em preparação. Se queres saber mais informações envia mensagem.
Até lá podes começar com estes passos de ação:
1. Dedica momentos da tua vida àquilo que é mais importante para ti. Coloca o mais importante em primeiro lugar e na tua agenda.
2. Pergunta-te e responde, de preferência por escrito:
* Qual é o comportamento que vai melhorar significativamente a minha qualidade de vida?
* O que vou deixar de fazer para poder adotar esse comportamento?
* Qual é o primeiro passo de ação?
* Quando vou dar esse passo e adotar esse comportamento?
Desfruta da vida, valoriza o essencial e celebra cada conquista! Cada uma destas coisas é possível e também em confinamento.
Lembra-te: cada vez que estás a ajudar o teu filho na escola, a trabalhar e a comunicar com quem está contigo, agora possivelmente com tudo a acontecer na tua casa, estás a ser observada e a deixar a tua marca.
Este tempo em confinamento tem um poder talvez muito maior do que aquele que imaginamos e sempre, sempre, estamos a ajudar a aprender a aprender.
#coachingeducativo #atencao #foco #palavras #necessidades #controlo #influencia #gestaoemocional #proatividade #confinamento #organizacao #ajuda #desafiocoaching #formacaocoachingeducativo #marcapessoal #educador #professor #familia
