Brincadeiras que estimulam cognitivamente

QUE BRINCADEIRAS MAIS ESTIMULAM AS CRIANÇAS COGNITIVAMENTE?

Do 1 aos 5 anos

​BRINCAR É TÃO ESSENCIAL AO SEU DESENVOLVIMENTO COMO A ALIMENTAÇÃO E O AFETO.

Reforço que a principal tarefa de uma criança entre o 1.º ano de vida e os 5 anos, antes da entrada da escola, deve ser o brincar. Enquanto a criança brinca está a desenvolver habilidades que só acontecem desta forma.

Cada idade tem um modo de brincar específico, pois é em cada uma dessas fases que a criança aprende a diferenciar a realidade da fantasia.

Por essa razão a brincadeira é tão essencial ao desenvolvimento das crianças e tem de divertir, de ser simples, entusiasmar a criatividade, a abstração, o faz-de-conta, a representação da vida real atual e futura e permitir a exploração estimulante e segura. ​

COMO?!


1 ano: Brinquedos para montar, de encaixe e com​ cores alegres.


2 anos: Brinquedos de puxar ou carregar num botão que desencadeia algo, como por exemplo uma melodia. Instrumentos musicais, como tambores e pequenos pianos. Livros ilustrados.

Blocos de madeira para encaixe.


3 anos: o desenho, a pintura e a tão amada plasticina são muito importantes a partir desta idade. Os puzzles são também ótimos jogos para a estimulação cognitiva.


4/5 anos: o que carateriza esta idade é o gosto pelos jogos coletivos, de aprendizagem cognitiva e de treino da coordenação.

Excelentes são também os jogos de equipa, com regras/ metas simples e concretas.

Trabalhos manuais, carrinhos e pistas, jogos de construção e teatro, fantoches, livros de histórias, instrumentos musicais e jogos de representação.


Qualquer que seja a brincadeira ou jogo, é importante perceber a sua influência no crescimento infantil, nomeadamente ao nível do desenvolvimento físico (muscular), raciocínio lógico, percepção sensorial, socialização, comunicação e criatividade.


Brinquem e incentivem a brincadeira!


Brincadeiras que estimulam cognitivamente 1 aos 5 anos

 Entre em contacto para saber mais!

Portugal

​​Tel: (+351) 966864849

​email: susanafarinhogarces@gmail.com

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS