Brincar em aceitação e valorização

Um dos grandes objetivos das brincadeiras deve ser trabalhar o autoconceito da criança e adolescente.

Como?!

INCENTIVA E ACEITA A OPINIÃO DO TEU FILHO.

VALORIZA A SUA CONTRIBUIÇÃO.


A metodologia de Coaching Educativo contribui para o desenvolvimento da criança/ adolescente entre outras coisas, porque trabalha a aceitação e a valorização da identidade.


Quando são aceites, ajudados a aprender quem são e valorizado o que sentem e têm para contribuir os nossos filhos desenvolvem ainda o senso de pertença, essencial para o seu desenvolvimento saudável e fortalecimento da autoestima.


É extremamente importante em todas as fases da vida e principalmente na adolescência saber e sentir que temos valor e que contribuimos para a nossa família e sociedade.

Quando o adolescente se sente parte da família e que tem valor tem menos necessidade de correr riscos para pertencer ao grupo de amigos por exemplo, já que encontra no seio familiar a segurança e esse senso de pertença. Este sentir ajuda-o a ganhar ainda mais habilidades como saber o que quer e como agir.


Brincar é uma forma de comunicação que ajuda a aprender como pode lidar com as situações do dia-a-dia, como resolver os seus conflitos E TÃO IMPORTANTE, A APRENDER A FAZER ESCOLHAS E TOMAR DECISÕES.


Para hoje o desafio é incentivar a brincar livremente e enquanto a criança/ adolescente brinca observar e dar reconhecimento positivo, fazer perguntas, mostrar interesse pelo que está a fazer...


Também podemos incentivar os nossos filhos a participar nas tarefas. Por exemplo pôr a mesa e isso pode acontecer em ambiente de brincadeira. Quem coloca mais rapidamente os talheres por exemplo e enquanto isso valorizar o seu contributo e ajuda.


#brincar #foconoobjetivo #valores #formacaocoachingeducativo #sessoescoachingeducativo #partilha #reflexao #perspectiva #expectativa #perguntaspoderosas #respostas #familias #educadores #autoconceito #autoestima #sensodepertenca
Brincar em aceitação e valorização

Gostaste do desafio?!

Partilha connosco o resultado do vosso investimento nestas brincadeiras recheadas de propósito e sementes de amor.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo