Dia Mundial do Livro - voa ai mesmo onde estás!

O que teria que ser necessário para te inspirar a ler? O que já faço e é inspiração para ti?


Estas podem ser duas perguntas poderosas para fazeres ao teu filho/ aluno/ criança da tua vida.


1. O livro é um companheiro. 2. O livro é um estímulo á imaginação. 3. O livro é um estímulo a novas conexões cerebrais. 4. O livro aumenta o nosso léxico e ajuda a desenvolver a nossa capacidade de comunicação.


Em primeiro lugar: o livro é um companheiro que se transporta para qualquer lugar e que nos acalma quando nos sentimos sós, tristes, irritados ou estamos tão alegres que necessitamos aquietar-nos.


Segundo e terceiro pontos: é um poderoso estímulo à nossa imaginação. Hoje sabe-se que o nosso cérebro se desenvolve até aos 24 anos, pelo menos, para além da grande descoberta da sua surpreendente neuroplasticidade. Mais, sabemos que as ligações cerebrais são estimuladas pela concentração necessária à leitura, por exemplo, quando voltamos atrás para relembrar o nome de uma personagem, quando imaginamos como poderia ser na realidade o cenário de um sonho, quando nos colocamos no centro da ação que estamos a acompanhar, quando memorizamos um texto, quando nops colocamos no lugar do outro... todas estas ações são como alimento para o nosso cérebro e provocam novas conexões cerebrais. A criança cresce emocionalmente enquanto lê e o seu cérebro desenvolve-se.


Quarto ponto, ainda que todos se interliguem: ler bastante e falar do que se leu aumenta o nosso vocabulário e facilita a expressão oral, que como sabemos é uma das necessidades de melhoria dos nossos jovens e adultos.


Quinto ponto: ler em família é poderoso! Ler com os nossos alunos é transformador! Ler com quem amamos estimula a partilha e a comunicação interpessoal. Ler sozinho é o melhor antídoto contra o tédio e aqui o espaço de melhoria é ainda a nossa comunicação intrapessoal.

Por isto e muito mais... inspira e incentiva a tua criança a ler!


Um texto escrito á minha maneira 😉 e inspirado nas partilhas do psiquiatra, professor e escritor Daniel Sampaio.


Para terminar e porque comemoramos o "Dia Mundial do Livro" deixo-te o meu contributo para o comemorares em família com as tuas crianças.


Este desafio Mega Poderoso foi enviado aos meus alunos e o texto é da minha aluna Mariana J.


Espero que aceites o desafio.

Envia-nos os teus textos para seres tu também inspiração. Prometo que vou ler e partilhar.


Lembra-te:

ÉS MUITO IMPORTANTE E APRENDEMOS UNS COM OS OUTROS. LER É APRENDER A VOAR SEM SAIR DO MESMO SÍTIO. VOA!





59 visualizações0 comentário

 Entre em contacto para saber mais!

Portugal

​​Tel: (+351) 966864849

​email: susanafarinhogarces@gmail.com

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS