educAÇÃO, TODOS QUEREMOS contribuir para algo maior
Todos os dias saímos da cama para contribuir para algo maior. Pelo menos é o que todos queremos.
Ou será que não é bem assim?!
Curiosa esta minha partilha de hoje. Tinha-a escrito ontem e hoje fui confrontada com parte do que escrevi na minha própria vida profissional e como consequência pessoal, já que somos parte de um todo.
Sabes ao longo desta minha caminhada de desenvolvimento pessoal aprendi a agir sobre o que quero ver acontecer. E a partilhá-lo empaticamente e só depois deixar ir o que não posso mudar e em paz, porque agi com o que tinha nas minhas mãos.
Todos os dias saímos da cama para contribuir para algo maior. Pelo menos é o que todos queremos! ACREDITO MESMO NISTO!
Pode ser um objetivo relacionado com a Educação, com o sucesso da organização onde trabalhamos ou até mesmo com o nosso contributo para um mundo melhor. Todos queremos contribuir!
Então o que fará com que nem sempre consigamos contribuir ou pelo menos não com todo o nosso potencial?
A mim parece-me que é o que todos queremos e que é precisamente por isso que quando não nos sentimos parte e essa motivAÇÃO é subutilizada nos sentimos desmotivados, frustrados, cansados ou até mesmo esgotados.
Nos workshops e formações que ministro para professores, por exemplo, grande parte sente-se desmotivada e frustrada com o sistema e com a liderança. Muitos chegam a chorar por sentirem falta de reconhecimento pelo tanto que dão. Na verdade continuam apaixonados pelo que fazem, mas um pouco menos pela forma como o fazem.
A mim parece-me que o que sentem falta é de reconhecimento e inspiração, de verem as suas ações alinhadas com os seus valores e do encontro das suas próprias respostas ao seu PORQUÊ, PARA QUÊ E COMO, principalmente porque esperam que esse reconhecimento venha do exterior: da direção, dos colegas, das famílias e dos seus alunos. Ou simplesmente porque sentem que nada têm para acrescentar. Falta o NOVO.
Será que é isto que sentes?
SABES, A MAIORIA DOS PROFESSORES CONTINUA A AMAR O QUE FAZ E CONTINUA A ESCOLHER ESTA PROFISSÃO, AINDA QUE TIVESSE OPORTUNIDADE PARA VOLTAR ATRÁS.
ENTÃO O QUE ESTÁ A FALHAR, se é que está?! O QUE É NECESSÁRIO MUDAR?
EU ACREDITO QUE AINDA VALE A PENA!
BASTA VER A QUANTIDADE DE PROFESSORES QUE ACEITOU ESTE DESAFIO EM TEMPO DE PANDEMIA E SE ADAPTOU A UMA "NOVA ESCOLA", DE PEITO ABERTO E RUMO AO SUCESSO DOS SEUS ALUNOS.
Partilha connosco a tua PERSPECTIVA.
(CONTINUA)
