educAÇÃO, TODOS QUEREMOS contribuir para algo maior

Todos os dias saímos da cama para contribuir para algo maior. Pelo menos é o que todos queremos.

Ou será que não é bem assim?!


Curiosa esta minha partilha de hoje. Tinha-a escrito ontem e hoje fui confrontada com parte do que escrevi na minha própria vida profissional e como consequência pessoal, já que somos parte de um todo.

Sabes ao longo desta minha caminhada de desenvolvimento pessoal aprendi a agir sobre o que quero ver acontecer. E a partilhá-lo empaticamente e só depois deixar ir o que não posso mudar e em paz, porque agi com o que tinha nas minhas mãos.


Todos os dias saímos da cama para contribuir para algo maior. Pelo menos é o que todos queremos! ACREDITO MESMO NISTO!

Pode ser um objetivo relacionado com a Educação, com o sucesso da organização onde trabalhamos ou até mesmo com o nosso contributo para um mundo melhor. Todos queremos contribuir!


Então o que fará com que nem sempre consigamos contribuir ou pelo menos não com todo o nosso potencial?


A mim parece-me que é o que todos queremos e que é precisamente por isso que quando não nos sentimos parte e essa motivAÇÃO é subutilizada nos sentimos desmotivados, frustrados, cansados ou até mesmo esgotados.


Nos workshops e formações que ministro para professores, por exemplo, grande parte sente-se desmotivada e frustrada com o sistema e com a liderança. Muitos chegam a chorar por sentirem falta de reconhecimento pelo tanto que dão. Na verdade continuam apaixonados pelo que fazem, mas um pouco menos pela forma como o fazem.

A mim parece-me que o que sentem falta é de reconhecimento e inspiração, de verem as suas ações alinhadas com os seus valores e do encontro das suas próprias respostas ao seu PORQUÊ, PARA QUÊ E COMO, principalmente porque esperam que esse reconhecimento venha do exterior: da direção, dos colegas, das famílias e dos seus alunos. Ou simplesmente porque sentem que nada têm para acrescentar. Falta o NOVO.


Será que é isto que sentes?

SABES, A MAIORIA DOS PROFESSORES CONTINUA A AMAR O QUE FAZ E CONTINUA A ESCOLHER ESTA PROFISSÃO, AINDA QUE TIVESSE OPORTUNIDADE PARA VOLTAR ATRÁS.


ENTÃO O QUE ESTÁ A FALHAR, se é que está?! O QUE É NECESSÁRIO MUDAR?


EU ACREDITO QUE AINDA VALE A PENA!

BASTA VER A QUANTIDADE DE PROFESSORES QUE ACEITOU ESTE DESAFIO EM TEMPO DE PANDEMIA E SE ADAPTOU A UMA "NOVA ESCOLA", DE PEITO ABERTO E RUMO AO SUCESSO DOS SEUS ALUNOS.


Partilha connosco a tua PERSPECTIVA.


(CONTINUA)



educAÇÃO

34 visualizações0 comentário

 Entre em contacto para saber mais!

Portugal

​​Tel: (+351) 966864849

​email: susanafarinhogarces@gmail.com

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS