educAÇÃO, TODOS QUEREMOS contribuir para algo maior (continuação)

(continuação do post)

educAÇÃO, TODOS QUEREMOS contribuir para algo maior


Sabes estes pensamentos e necessidade de mudança aconteceram em mim. Na verdade numa altura dolorosa da minha vida e numa escola onde trabalhava e sentia que nada tinha para acrescentar, além de valor aos meus alunos e no espaço da minha sala de aula onde fui muito feliz. Já passaram alguns anos e sabes não apagava aquele tempo da minha vida por algumas pessoas que conheci, alguns colegas, alunos, famílias e também porque foi um tempo de grande aprendizagem. Aprendi que em todos os momentos da nossa vida temos sempre o poder de escolher que caminho seguir. A verdade é que podia ter escolhido ficar parada e a lamentar-me, mas sabes estava rodeada de pessoas de influência positiva na minha vida (rodeia-te delas) e que me encorajaram a investir em mim e numa formação em Coaching, que alinhada com uma decisão de auto conhecimento e mudança me ajudou a transformar por completo a minha PERSPECTIVA de quem eu sou e de quem escolho SER.

É por isso que acredito que somos capazes de muito mais do que apresentamos quando nos sentimos tristes e até quando olhamos as nossas circunstâncias através da perspectiva da escassez. Temos sempre um de dois caminhos para seguir.


Acredito que PODEMOS TERMINAR O DIA OU O ANO DE TRABALHO ENERGIZADOS, menos cansados e mais felizes, porque o fazemos através de uma caminhada centrada no que temos para acrescentar em valor, a nós próprios e ao outro. E sabes isso acontece, porque o fazemos com sentido de missão, de reconhecimento validado e cumprimento de propósito de vida, porque encontrámos e sabemos o nosso PORQUÊ, PARA QUÊ E COMO.


Podes estar a dizer-te: Como?! O lugar onde estou é tão (im)perfeito! Até pode ser, mas é através das nossas escolhas que transformamos a (im)perfeição em algo valoroso. O tal valor acrescentado e que vem de quem somos e da utilização do nosso potencial. Fomos criados assim, dotados de recursos! Tens apenas de saber quem és e que estás no lugar certo e a contribuir intencionalmente com o que tens nas tuas mãos, o teu melhor.

Se achas que pode ser pouco DÁ à mesma! O AMOR TEM O PODER DA MULTIPLICAÇÃO!


Como estás a terminar o ano, agora mesmo antes das tuas férias?! Energizada(o) ou esgotada(o)?

Esta resposta vai levar-te à sabedoria da tua satisfação pessoal e profissional. Através desta resposta e de como te sentes podes saber se te sentes reconhecida(o) no teu local de trabalho e mais, se reconheces capacidades de liderança em quem te representa (CEO, diretor ou até o colega com quem costumas desenvolver trabalho colaborativo).


Sabes quais são os valores da tua entidade empregadora (empresa, agrupamento, colégio)? Reveste nesses valores? Sentes que a tua equipa trabalha alinhada com esses valores ou sentes que não saem do papel? Mais, quem te representa é exemplo desses valores?

Sabes, este é o primeiro passo para te sentires inspirado a gerar valor e a terminar o ano feliz por cada dia de entrega intencional que viveste! Começa a construir o que queres ver acontecer e a partir de ti! AINDA QUE...


COMO já PARTILHEI, PODEMOS NÃO CONSEGUIR MUDAR O MUNDO, PODEMOS AINDA NÃO CONSEGUIR MUDAR PARTE DO QUE SONHÁMOS VER ACONTECER, MAS PODEMOS AGIR NO QUE PODEMOS MUDAR EM NÓS E DENTRO DA NOSSA ZONA DE INFLUÊNCIA.


Se fizer sentido para ti partilha o teu sentir e experiência. E quem sabe te juntas a outras pessoas que já fizeram a formação em Coaching Educativo e já descobriram como podem começar a fazer acontecer a partir de si e a aceitar com tranquilidade o que AINDA não podem mudar.

Atenção: aceitar o que AINDA não podes mudar é diferente de aceitar em sofrimento e em luta com esse sentimento.

ACEITAR é agir dentro do que podes gerir e deixar ir o que AINDA não podes mudar.




#coachingeducativo #lifecoaching #escolhaserfeliz #educacao #escola #colegio #instituição #empresas #satisfaçãoprofissional #emprego #trabalho

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo