Eu escolho ajudar o meu filho a aprender e viver o valor empatia
5 - Eu escolho ajudar o meu filho a aprender e viver o valor empatia.
Curioso, aprender e viver, não é?!
Sim! Tornar a aprendizagem em SER parte da vida.
Hoje desafio-te a pensar nas crianças e adolescentes que te rodeiam.
Quantos têm permissão para tudo, mas são infelizes, irritadiços, ansiosos, inconstantes e até revoltados?
Quantos ainda não aprenderam a dar, a esperar, a valorizar e a agradecer, porque têm experimentado que o que os pais fazem por eles é obrigação?!
Durante a infância é natural que a criança veja o mundo como um lugar onde ela é peça central, nesta fase de desenvolvimento ainda é menos fácil olhar para fora da sua condição, mas é precisamente nesta fase, que esta aprendizagem começa a acontecer e por isso é extremamente importante que como pais estejamos atentos e ajudemos a aprender que ainda que possam ser a pessoa mais importante das nossas vidas, necessita também olhar para o outro como alguém igualmente importante e valioso.
A empatia é um dos valores mais importantes da nossa humanidade e deverá ser uma das peças chave da nossa parentalidade, em relação aos outros e aos seus próprios pais. Sim a criança nasce com esta capacidade através dos neurónios espelho. Sim, a criança deve aprender o igual valor, ou seja que o que sente e deseja é tão importante quanto o que sentem e desejam os seus pais. Sim pais, necessitamos aprender a aprender que o que os nossos filhos desejam é tão importante quanto o nosso próprio sentir, afinal eles aprendem a partir do nosso exemplo como modelo.
O sistema familiar saudável funciona assim, todas as partes são igualmente importantes e amadas.
E se o meu filho chegou à adolescência e não aprendeu a olhar para fora do seu umbigo?!
Esta pergunta será o mote à continuidade da nossa reflexão.

(Continua)
📷 Claudio Cardoso
#coachingeducativo #coachingeducativoportugal #empatia #coachingparental #parentalidade #educação #escola #filhos #alunos #erro #coragem #educar #facilitadores #aprenderaaprender #perguntaspoderosas