Eu escolho ser pai ou mãe.

1 - Eu vou escolher ser pai.

Eu vou escolher ser mãe.

Ser pai e mãe é muito mais que ser amigo.


Desafia-te a responder a estas perguntas poderosas no teu diário. Se ainda não tens arranja um caderno e inicia esta prática de escrever para refletir.


- Se tivesses que te avaliar como pai e mãe, numa escala de 1 a 10, que valor te atribuías?


- Como é que geralmente te sentes no fim do dia, após teres passado momentos do dia com o teu filho?


Será que te sentes culpado, frustrado, perdido, descontrolado e exausto?

Ou tranquilo, realizado, calmo, satisfeito e amado?


- Será que temos de nos sentir de uma forma apenas ou merecemos e podemos sentir e alternar a nossa parentalidade entre estes dois mundos emocionais?!


Participar na educação de um filho é talvez o maior desafio das nossas vidas, principalmente porque enquanto o fazemos descobrimos o tanto que temos para aprender e melhorar.


Quando vivemos momentos de felicidade conjunta ou quando não sabemos lidar com os nossos próprios sentimentos perante as situações da vida, também estamos a ser pai e mãe.

Quando não conseguimos ter autocontrole ou não sabemos ser assertivos, ou quando somos exemplo de gestão emocional e conseguimos usar a palavra certa no momento certo, também estamos a ser pais.


Quando agimos de forma menos positiva e damos um grito ou estamos naqueles dias em modo calma permanente e dotados de afeto, também estamos a ser pais.


E em todos estes dias e momentos percebemos o quanto os nossos próprios comportamentos espartilham ou alavancam o que queremos ajudar a aprender, nomeadamente a ser feliz ou a colocação de limites e metas de aprendizagem... e também aprendemos o quão desafiante é investir no nosso próprio conhecimento, em aprender novas formas de fazer rumo a uma parentalidade que melhor sirva a pessoa que mais amamos e nos ajude a nós próprios.


Em todos os dias podemos escolher ser pais, porque ser pais é também aprender a ser pessoa.





📷 @ccardoso007


#coachingeducativo #coachingparental #parentalidade #educação #escola #filhos #alunos #coragem #educar #facilitadores #aprenderaaprender #vulnerabilidade

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo