Ferramenta poderosa de Coaching Educativo para a escola e família

Este ano tenho uma turma de primeiro ano e iniciámos desde o primeiro dia a aplicação e vivência da metodologia de Coaching Educativo, recheada de amor!

Sei que ainda existem crenças limitantes que referem que trabalhar metodologias diferenciadoras na escola nos retiram tempo de ensino de conteúdos. Eu sei que é um mito, porque a vivo e aplico desde 2015 com os meus alunos.

E sabes porque é que essa é uma inverdade?

Porque esta metodologia é fundamentada no nosso exemplo e papel como marca pessoal. É indissociada de quem eu sou e de quem escolho ajudar a ser. Está interligada com todas as aprendizagens essenciais e que são cada vez mais focadas e centradas no desenvolvimento holístico de cada pessoa e do todo e no como os ajudo a aprender a aprender A SER PESSOA E EQUIPA.


Hoje partilho contigo uma ferramenta de Coaching Educativo que podes fazer na escola e em casa com a tua família.

Nós aplicámos a ferramenta ontem no final da aula.


Começou com uma breve reflexão sobre o que tínhamos vivido durante o dia e com a pergunta poderosa:

Tendo como base o teu dia de hoje, O QUE PODES FAZER AMANHÃ PARA TREINAR O QUE AINDA NECESSITAS MELHORAR?


Claro que são crianças a iniciar o seu percurso escolar e necessitam aprender a aprender tudo, mas a intenção é que essa tomada de consciência e escolha comece desde já a ser treinada!


Aluno a aluno, crianças de 1.º ano, tiveram oportunidade de dizer o que podem melhorar no dia seguinte. E cada um disse o que no seu ponto de vista necessita treinar. E conseguiram, aguns com ajuda através de perguntas e partilha.


Aprendemos que o passado fica no passado e que vamos construir no presente e para o futuro.




De pequenino é que se aprende a aprender!


De seguida partilhei a importância das três principais metas fundamentais para quem escolhe SER:

- Eu vou falar sempre a verdade.

- Eu vou ser amigo(a) dos meus colegas.

- Eu vou dizer palavras bonitas e Poderosas com a minha boca.


De seguida partilhei uma meta de cada vez em voz alta, que eles repetiram também em voz alta. Porque as nossas palavras têm poder e falam à nossa vida!


Depois, a pares e a olhar um para o outro, com o colega do lado, disseram palavras poderosas para a vida do outro e para a sua própria vida:

Eu sou capaz. Tu és capaz.

Eu sou maravilhoso. Tu és maravilhoso.

Eu sou importante nesta escola. Tu és importante nesta escola.

Eu sou único e amado. Tu és único e amado.

Eu sou capaz de cumprir as metas. Tu és capaz de cumprir as metas.

(...)


No fim abraçaram-se com os cotovelos. Por enquanto será assim. Até ao dia em que o abraço possa voltar a acontecer com força e juntos de verdade! E vai voltar a acontecer!


Partilho contigo algumas das mensagens poderosas das famílias dos meus alunos, porque acredito que JUNTOS CONSEGUIMOS MELHOR E COM MAIS SIGNIFICADO.

Inspira-te e constrói pontes com quem te pode ajudar no teu caminho. As pontes valem ouro!




#coachingeducativo #fé #alegria  #disponibilidade #ajudar #ajudaraaprenderaaprender #pais #familias #professores #educadores #auxiliares #tecnicos #cuidadores #quemquerajudaraaprender #formacaocoachingeducativo  #amor #propósito
Construir pontes para ajudar a aprender a aprender!


Se fez sentido para ti o que leste aplica esta ferramenta e partilha connosco nos comentários a tua experiência magnífica!


Quero ainda incentivar-te a fazer parte de uma das formações em Coaching Educativo, onde primeiro que tudo aprendemos a aprender. Onde nos disponibilizamos de coração para ser questionados, esticados, mudados e transformados, sempre com foco no nosso potencial. Esta formação é para Educadores, ou seja todas as pessoas que acreditam que podem ajudar-se e ajudar outros a SER (educadores, professores, auxiliares, técnicos, pai e mãe, avó e avô, cuidadores). As próximas datas são já em outubro e novembro e às sextas-feiras pelas 21 horas, online.

Se queres juntar-te envia mensagem!


Eu quero, Eu posso, Eu consigo! Eu vou!

Excelente dia!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo