Garrafa da calma (1.ª parte)

A garrafa da calma é uma ferramenta conhecida, mas vou partilhá-la com algumas sugestões.

Esta ferramenta pode ser usada para nos ajudar a escolher PARAR e DESENVOLVER A GESTÃO EMOCIONAL. Serve ainda para promover a atenção plena e para nos divertirmos a fazer a atividade de expressão plástica.

♥Eu amo atividades de expressão! E sim estou a incluir-me, porque também nos ajuda e acalma enquanto adultos, ao mesmo tempo que somos EXEMPLO.

A garrafa (indico garrafa em vez de pote de vidro por ser mais segura e por não ter custos financeiros, uma vez que podemos usar uma garrafa de água, sumo, gel de banho...) tem flocos de purpurina que, quando agitados, se movimentam muito rápido, em analogia aos nossos pensamentos, emoções e à forma como nos podemos sentir: nervosos, zangados, frustrados, assustados ou alegres.


Escolhi dividir esta ferramenta em 3 partes, para podermos realizá-la em dias diferentes e ser possível fazer em menos tempo. Ainda assim nada nos impede de a aplicar no mesmo dia.

👌Vamos a isto!




(1.ª Parte)


Como podemos ajudar a aprender a aprender?!

Comecemos por elaborar a garrafa da calma.


MATERIAIS: - Uma garrafa de plástico reciclado (se for lisa vê-se melhor). - Purpurinas ou objetos (podemos experimentar diferentes tamanhos e formas). - Cola ou óleo transparente para crianças (opcional) - Corante alimentar (opcional). - Água morna - Óleo de lavanda (opcional).


👉Encher a garrafa com água morna. Inserir as purpurinas e outros objetos, facultativo. Se forem pequenas e tiverem dificuldade em assentar no fundo recomendo purpurinas maiores, porque levam menos tempo para se concentrarem no fundo da garrafa.

👉Podem ser adicionadas algumas gotas de corante para colorir um pouco a água, da mesma cor das purpurinas. (Outra opção é usar flocos de purpurinas de várias cores para não ser necessário o corante). 👉Prosseguir e colocar uma colher transparente de cola (juntamente com a água morna ajuda os flocos a cair mais facilmente para o fundo da garrafa). Outra opção é usar o brilho que já se encontra em tubos misturados com cola. Podem ser ainda adicionados pompons ou algum outro enfeite a gosto.

Com crianças mais crescidas podem ser acrescentadas gotas de óleo de lavanda para se poder abrir a garrafa e cheirar.

Com crianças mais pequenas sugiro que colem a tampa.

Podem ainda colocar uma etiqueta com o nome da garrafa e decorá-la, assim será personalizada.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo