Leituras... "MARUXA"
Hoje a tia da princesa dançarina foi à nossa turma contar a história "Maruxa".
No fim usámos as nossas mãos para modelar a cara da Maruxa com os mesmos ingredientes usados para fazer o pão (houve um ingrediente mistério para dar cor à cara da Maruxa, corante alimentar)
Ingredientes:
Farinha
Água
Sal
Fermento
Corante alimentar
Obrigada à tia e à minha dançarina!
Ainda vamos terminar a Maruxa, pois ficou a secar.


Maruxa
Baseado na canção tradicional polaca Maryna gotuj pierogi, este livro conta a história de Maruxa, do seu marido Zezinho e de como a distribuição de tarefas lá em casa sobrecarrega a mulher.
Ordena-lhe o marido: “Maruxa, Maruxa, vai fazer o pão, morro de larica… Tenho fome de cão.” Responde a mulher: “Eu fazia o pão, mas não há farinha. Zezinho, querido, vai tu buscar trigo!” É apenas o primeiro pedido de todos os ingredientes que a astuta e diria até vingativa mulher (que me perdoem o julgamento) vai fazer até que o dia termine.
A verdade é que "obriga" o marido a ir buscar água ao rio, fermento à cidade e sal ao mar. Por fim, diz-lhe: “Eu fazia o pão… Já tenho a farinha, a água do rio, um monte de sal e muito fermento para o levedar… Mas estou exausta, quero descansar!” Com ironia e humor (que vale o que vale) procura dar uma lição ao marido, que a partir de então passa a realizar também tarefas domésticas.
No original, o Zezinho é mais violento e não consta que tivesse mudado de atitude, e nesta adaptação substituiu-se ainda o pierogi típico da Polónia (espécie de raviólis recheados com carne, peixe, legumes) por pão, “um alimento comum a todas as culturas e que permite universalizar a história”, diz a editora. Mafalda Milhões introduz no ambiente rural antiquado elementos descontextualizados que dão ainda mais graça à história. A camponesa usa um computador portátil, tem electrodomésticos sofisticados e, mesmo cheia de trabalho, consegue tempo para a leitura.
O que aprendes com este livro?
Partilhar tarefas é importante!
#semanadaleitura #ler #leitura #leiturainfantil #literatura #planonacionaldeleitura #pnl #escola #educação #educacao #coachingeducativo #coachingeducativoportugal #maruxa