💡MEGA IDEIA 4 - para pais e filhos
Mega ideia 4: ARCO-ÍRIS DAS EMOÇÕES
De férias e a necessitar de ideias para atividades com os teus filhos?!
Eu escolho ser ajuda e para isso partilho a Mega Ideia 4!
Esta atividade é para todas as idades!
Mega ideia 4: ARCO-ÍRIS DAS EMOÇÕES
Hoje a mega ideia 4 é sobre o arco-íris das emoções, uma ideia simples e super criativa, que me deixa super entusiasmada em partilhar contigo, pois serve para ensinar e partilhar sobre emoções enquanto se vão divertir.
🤲O que gostava de ter da tua /vossa parte é que me enviassem a partilha da aplicação da mega ideia. Podes fazê-lo por aqui ou para o email susanafarinhogarces@gmail.com 🧡
A intenção é que cada cor do arco-íris possa remeter a uma emoção. Na minha sugestão coloco alguns exemplos, mas a preferência de associar uma emoção à sua cor terá mais significado se for uma escolha do teu filho.
Lembra-te: os nossos filhos aprendem melhor quando fazem parte do processo e isso contempla fazer escolhas.
Exemplo de pergunta:
- Filho quando pensas na emoção alegria que cor te faz lembrar essa emoção?
(...)
Faz o mesmo para as outras emoções e registem numa folha ou no vosso caderno, o que têm para aplicar ferramentas de Coaching Educativo que sempre partilho.
(Desafio-vos a, se ainda não têm, comprar um caderno onde possam fazer todos estes registos, que no futuro e até mesmo no presente serão valiosos)
Exemplo:
- VERMELHO: raiva.
- LARANJA: surpresa.
- AMARELO: alegria.
- VERDE: nojo.
- AZUL: tristeza.
- VIOLETA: medo.
- ROSA: calma.
(...)
1. Atribuir cores a cada emoção.
2. Desenhar o arco-íris.
O arco-íris pode ser representado de diferentes formas: como um guarda-chuva multicolorido, uma nuvem de arco-íris, desenhar um livro, um puzzle... e pintar com as cores escolhidas.
3. Refletir em cada espaço com a cor do arco-íris, por escrito ou com desenhos (dependendo da idade do teu filho) o que sente relativamente a essa emoção, que tarefa(s) associa e que pensamentos surgem quando pensa nessa emoção.
Exemplo: Calma - sinto paz, lembra-me quando os meus pais me vão deitar, me abraçam e dizem até amanhã meu amor. Penso no meu quarto e no abraço da minha mãe.
4. Neste ponto podemos ainda ir além e perguntar ao nosso filho "O que podes fazer para mudar a emoção x?" e ele regista.
Ou
O que podes fazer para usar esta emoção como recurso /ajuda quando te sentes triste, por exemplo.
O nosso filho estará a aprender a agir a partir de si próprio e sobre as suas emoções.
O que achaste desta mega ideia 4?
Se gostaste da mega ideia e valorizas o meu trabalho podes ajudar partilhando com outras pessoas a publicação e a página. Podes ainda ler as publicações onde partilhei as mega ideias 1, 2 e 3.

Até à próxima MEGA IDEIA💡!
#megaideias #criatividade #criança #crianças #atividades #feriasemfamilia❤️ #feriasescolares #emoções #estadosemocionais #arcoiris
#paispoderososfamiliascomproposito
#coachingeducativo #educacao #família
#coachingeducativoportugal #ideias #ideiascriativas
#desafios #parentalidade #pais #filhos #coachingparental #perguntaspoderosas #perguntaspoderosasdesabedoria #professores #valores #professores #educadores