O poder da escolha como testemunho

Ontem o meu dia na escola começou como tantos outros, a escrever para os meus alunos como me sinto e como escolho sentir-me, uma ferramenta de Coaching Educativo que os ajudo a aprender desde setembro. Todos os dias, como ponto de partida do que queremos viver no dia, refletimos em como nos sentimos perante as circunstâncias da nossa vida e escolhemos ir além agindo em como nos queremos sentir para agir rumo ao que queremos construir. Em cada dia procuro ser verdade e exemplo através da minha vida e ainda dar a cada criança que necessita tempo para partilhar com o grupo. O que sempre acontece.

Ontem um dos alunos desafiou-me com a pergunta: - Professora, porque é que quase todos os dias escreves que te sentes feliz, alegre… algo positivo e poucas vezes escreveste que estavas triste?

Confesso que a minha felicidade duplicou naquele momento, pois vivi mais uma vez a certeza de que o que semeio tem um valor incalculável, o ajudar a criança a pensar e a agir.

Posso escrever-vos que o que partilhámos naquele momento através do meu exemplo foi o aprender a aprender a olhar para o que temos em vez do que não temos e a estar gratos. Tive oportunidade de lhes dizer que em cada dia estou grata por ter amor, uma família, comida, casa, escola e alunos que posso ajudar a aprender… e que perante isto só posso estar feliz. Que sempre haverão momentos de tristeza, raiva, … e que merecemos senti-los e ainda assim escolher usar o poder da escolha e lembrar novamente os tantos motivos que temos para agradecer.

O que posso ainda partilhar é que hoje pela manhã recebi uma mensagem de uma mãe a contar que o seu filho, um dos meus alunos, tinha ajudado a irmã em casa a olhar e valorizar o que tem em vez do que não tem. Por isso, se por momentos em alguma vez pus em causa a minha semente, esta manhã a minha certeza de que este ano valeu a pena foi relembrada também através desta mensagem.

O que posso dizer-nos? Vamos valorizar o que temos! O tanto que temos e ser exemplo na vida de quem nos rodeia.

Como partilhei com esta mãe: as crianças são excelentes avaliadoras da nossa congruência entre o ser e o fazer. Uma grande responsabilidade e também um grande privilégio esta oportunidade de semear para a vida!


#coachingeducativo #semear #poderdaescolha
O poder da escolha como testemunho

23 visualizações0 comentário