O que estou a fazer com o meu tempo?!

Coaching é essencialmente acerca de Perguntas poderosas, aquelas que geram respostas com soluções.


Que parentalidade estamos a construir?

Que escola estamos a construir?


Hoje a escola e a avaliação é centrada na aquisição e aplicação de conteúdos. Ainda assim cada vez mais sabemos que é necessário um caminho mais significativo e que mova os pais, alunos e a própria Educação e aprendizagem para níveis mais elevados, para SER 💖, ser através do desenvolvimento holístico do ser humano.



Ainda assim... O tempo! Vivemos presos ao valor tempo. Agarrados à necessidade do cumprimento de uma planificação anual e plano diário e "Não tenho tempo para aplicar essas atividades/ ferramentas! Mal tenho tempo para dar os conteúdos." Esta é talvez a maior limitação que escuto em modo desabafo nos workshops e formações.


E...

Esta frase não é exclusiva dos professores! É também vinculada à nossa parentalidade. Chegamos a casa exaustos do dia de trabalho e lançamo-nos desalmadamente no restante cumprimento de tarefas: refeição, banho, roupa, limpeza... E o tempo volta a surgir com a frase: "Não tenho tempo para aplicar essas atividades/ ferramentas! Mal tenho tempo para dar conta das tarefas da casa."


O que estamos a fazer com o nosso tempo?!




Famílias, professores, educadores, auxiliares... O foco no conteúdo NÃO É O IMPORTANTE. O cumprimento de tarefas não gera memórias significativas. Aquelas memórias que geram vida, confiança, segurança, autoestima, felicidade.

O QUE MAIS IMPORTA NA EDUCAÇÃO É O VÍNCULO E O AFETO entre a criança e as restantes crianças, professores, educadores, auxiliares, ESCOLA e a sua própria família.


A aprendizagem não é linear, é complexa e tem outras cadeias/ conexões além do conteúdo. As chamadas aprendizagens para a vida, que têm significado para a criança e geram valor à sua própria vida e enquanto contributo para o todo.


Meta: Eu vou ajudar a estimular o interesse, a interação, a amizade, a CONEXÃO na criança/ adolescente/ jovem/ adulto.


QUE ESCOLA QUEREMOS CONSTRUIR?!


QUE FAMÍLIA/ PARENTALIDADE ESTAMOS A CONSTRUIR?


LEMBRA-TE: Gostamos de aprender com quem gostamos e para contribuir.


Desafia-te: Fecha os olhos e abre o teu baú das memórias. O que gostavas de fazer em família? O que te deixava feliz em família? Que memórias positivas guardas da tua escola? Qual foi o dia em que te sentiste mais feliz na escola?!


Escreve o que viste, sentiste e ouviste.

São conteúdos e cumprimento de tarefas ou momentos relacionados com relacionamento e afetos? Que momento te fez sentir especial?


Escreve as tuas respostas nos comentários e sê inspiração para os outros!


#amooquefaco #susanagarcescoach #FormaçãoCoachingEducativo #ferramentascoaching #tecnicascoaching #família #parentalidade #professorescriativos #educação

97 visualizações0 comentário