Pergunta mais para conhecer melhor

A Manuela ofereceu (às mulheres Maravilhosas que vão iniciar com ela a formação em Coaching Educativo) a papoila da sua casa.

Pedi-lhe autorização para também a partilhar contigo (também já é tua) para juntos podermos refletir e responder à pergunta poderosa: "QUE ADJETIVO ATRIBUIS À PAPOILA?!"


Encontra a tua resposta antes de continuares a ler. Esse adjetivo fala de ti e da forma como olhas para o que te rodeia.


A verdade é que assim que vi a papoila da nossa querida Manuela alinhada ao adjetivo que considerou como seu para a partilhar comigo e com o grupo pensei na palavra poderosa PERSPECTIVA e na PERGUNTA que nos lancei e que considerei servir para nos ajudar a pensar sobre a forma como vimos o mundo e o que dele faz parte.

Desde logo pensei em como cada um de nós vê o que nos rodeia de forma diferente e até única e estabelece as suas próprias interpretações que nos levam a agir de acordo com a essa mesma visão, perspectiva e expetativa.


A verdade é que a papoila foi identificada, por quem respondeu ao desafio, no Instagram e Facebook, de: frágil, sensível, bela, bonita, favorita, poderosa, versátil, simples, efémera, linda, resistente, lindíssima, delicada, divertida, leve, vermelha, resplandecente, elegante, ..., ou seja de tantas formas diferentes que se apenas nos focassemos nos adjetivos partilhados dificilmente saberíamos do que estávamos a falar, poderíamos pensar que se tratavam de plantas diferentes por exemplo, quando afinal todos nos referimos à mesma planta e imagem, o que mudou foram os olhares individuais e a nossa própria perspectiva e expetativa acerca do que vimos.



Já aqui voltamos. Acompanha agora o que pesquisei sobre a nossa Papoila: "As papoilas pertencem à família Papaveraceae, onde a maior parte são plantas herbáceas. As restantes crescem como arbustos ou árvores pequenas. Incluem cerca de 44 géneros e 770 espécies e quase todas contém alcalóides e são muito venenosas quando ingeridas. Os antigos egípcios obrigavam os seus doentes a tomar sementes de papoilas, pois acreditavam que aliviava as dores. Hoje já sabemos que as suas sementes contém codeína e morfina, drogas que ajudam a aliviar as dores, muito usadas na medicina. As suas sementes e o seu óleo de semente são também usados na culinária. As papoilas ou papoulas são plantas muitos resistentes e por isso crescem facilmente em qualquer tipo de solo, desde que tenha ótima drenagem. São ainda de fácil cultivo em canteiros, que ficam lindos e floridos,  onde a partir do momento em que surgem as flores, em pouco tempo surgem muitas sementes para fazer mais cultivos."


https://www.fciencias.com/2012/10/19/planta-em-destaque-papoila/

https://flores.culturamix.com/informacoes/papoila


#foconoobjetivo #foco #concentração #atenção #acuidadevisual #adjetivos #perguntaspoderosas #coachingeducativo #formacaocoachingeducativo #papoila #partilha #reflexao #perspectiva #expectativa #perguntaparaconhecer #perguntaspoderosas
Perspectiva única

PERSPECTIVA e EXPECTATIVA: Será que esta situação só se aplica à Papoila? Ou será que a forma como vimos o mundo é realmente individual e afeta sempre a forma como agimos e nos comportamos?!


Importante lembrar: a nossa interpretação é única e influencia as nossas ações.


Desafio: PERGUNTA MAIS PARA CONHECER MELHOR. Dá oportunidade ao outro de te mostrar quem é realmente. Escolhe agir de acordo com as suas necessidades e em amor. E... quando olhares para uma papoila e para o outro lembra-te que é muito mais que aquilo que vês segundo a tua perspectiva!


Fez sentido para ti esta partilha?

A tua opinião é importante! É única, lembras-te?! Partilha-a connosco.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo