QUANDO O PROFESSOR PARTILHA A SUA VULNERABILIDADE ENCORAJA OS SEUS ALUNOS

ūüíēSABIAS QUE QUANDO UM PROFESSOR PARTILHA A SUA VULNERABILIDADE ENCORAJA OS SEUS ALUNOS?

(Continuação)


Depois de iniciar a minha auto descoberta, em 2015, escolhi SER de forma intencional em todas as áreas da minha vida e por isso também na minha profissão que desempenho desde 2000. Escolhi assim, e acredito que poderosamente, mudar e partilhar a minha própria vulnerabilidade com os meus alunos e através dela a minha experiência, como exemplo.


Partilho agora contigo com a intenção de te inspirar a usar o poder da vulnerabilidade através de quem és e da tua própria história de vida.


Como tenho muita energia e queria ser exemplo, tomei a decisão de instalar a calma na minha vida e por isso iniciei a prática da metodologia de coaching com a aplicação de ferramentas que me ajudassem a falar mais baixo e a abrandar um pouco.


Para potenciar sucesso partilhei com os meus alunos a minha escolha e de como esta decis√£o era um grande desafio para mim.


Escolhi ainda inspirá-los e para isso partilhei a minha intenção: disse-lhes que estava a iniciar este processo e que se eu era capaz de fazer esta escolha aos 38 anos, eles tinham 30 anos de avanço em relação a mim, já que tinham 8. Inspirei-os a olhar para o poder que tinham nas suas mãos, de pensarem e escolherem que mudanças individuais queriam fazer.

Acredito que ao partilhar a sua vantagem relativamente a mim para escolherem que rumo queriam para as suas vidas e particularmente para aquele ano estava, além de me responsabilizar, a passar verdadeira influência.


Posso garantir-te que desde esse ano até hoje os resultados da metodologia de coaching são incríveis:

- Pass√°mos a definir objetivos di√°rios e mensais; - As aulas s√£o mais tranquilas, criativas e focadas nas necessidades dos alunos;

- A comunica√ß√£o √© mais eficaz e emp√°tica e por isso com grandes ganhos na melhoria da gest√£o emocional, no autoconceito, no encontro de solu√ß√Ķes para os conflitos (que deixam de ter impacto no grande grupo e s√£o resolvidos pelos pr√≥prios alunos em conversas individuais que s√£o depois partilhadas com a professora e em grupo quando consideram importante como aprendizagem);

- Melhoria na autoestima pelo reconhecimento prestado a partir do potencial de cada aluno e pelo treino e mudança de mindset (de mentalidade fixa para mentalidade de crescimento).

- (...)


Posso dizer, porque vivo, que desde esse ano até hoje o impacto desta metodologia tem sido marcante.


Para concluir partilho que A VULNERABILIDADE GERA PODER:


ūüíĖTorna-nos exemplo quando permitimos que essa vulnerabilidade seja partilhada;

ūüõĄAjuda-nos a aprender mais sobre quem somos;

ūüĒ¶Aprendemos a aprender que temos todos os recursos necess√°rios para SER;

ūüíēDescobrimos que quando ajuDAMOS o outro a acreditar no seu pr√≥prio potencial, possibilidades e oportunidades, acrescentamos valor √† nossa vida e √† vida do outro.

ūüíé Experienciamos que ganhamos coragem a partir do reconhecimento do valor √ļnico de cada pessoa e ainda como parte do todo.

ūü§óE ainda, porque ajuDAMOS em aceita√ß√£o, ajudamos o outro a descobrir e compreender que porque consegue uma vez e outra e outra, ser√° capaz tamb√©m da pr√≥xima vez e na outra... com impacto em todas as √°reas da vida e para a vida.

‚účMais, esta mudan√ßa traz uma satisfa√ß√£o que se desdobra em relacionamentos fortalecidos, consistentes e no desenvolvimento do esp√≠rito de entre ajuda.


ūüéĮQuanto a mim transformou a minha forma de SER PROFESSORA, SER ‚ô• na EDUCA√á√ÉO E SER PESSOA.






ūüĒ¶A tua vulnerabilidade, como exemplo, pode ser transformada em coragem para agir rumo ao que queres para a tua vida e tamb√©m para a tua profiss√£o e fam√≠lia.

ūüĒ¶A vulnerabilidade gera e cria responsabilidade e compromisso. Move-nos a continuar a escolher definir e cumprir novas metas, pois sabemos que sendo partilhadas deixam de ser s√≥ nossas e passam a ser tamb√©m um pouco do outro.

Somos mais e melhores juntos!


‚ĚďO que podes ganhar? Muito mais do que sonhas!


Eu ganho:

‚̧Estreitamento de la√ßos, ‚̧Compromisso, ‚̧Mudan√ßa rumo ao que quero construir, ‚̧Capacidade para aceitar as diferen√ßas, ‚̧Aulas mais tranquilas e significativas,

(...)

‚̧Finais de ano com sentido de cumprimento de prop√≥sito e com baterias ainda carregadas ūüôÉūüėČūüíēūüéĮūüĒ¶ e valoriza√ß√£o pessoal atrav√©s do cumprimento da minha miss√£o.





‚ĚďO que te parece?

ūüéĮA vulnerabilidade √© um VALOR. Usa-a com inten√ß√£o!

E CORAGEM! ūüôÉūüėČūü§óūüíĖ Bem vindo ano letivo! Vamos construir com CORAGEM e juntos!

4 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo