Respiração profunda - RESPIRAR PARA ACALMAR

5. Ciclo de Partilhas

Respira: respiração profunda, uma técnica que nos pode ajudar a escolher a calma


Pais, professores, crianças, adolescentes... este Ciclo de Partilhas é preparado para vocês!


"Ele tirou-me o meu brinquedo!

Ela bateu-me!

NÃO! EU NÃO QUERO IR PARA A CAMA!

Estás sempre a dar ordens! "


Certamente já ouvimos algumas destas frases na nossa escola, casa...


Não é segredo que o que nos desafia pode deixar-nos com raiva. Esse não é o tema, até porque merecemos e podemos sentir cada uma das emoções e sentimentos. O que nos trago como desafio a aprender a aprender é o que podemos fazer com as nossas atitudes e comportamentos, e mais, como podemos ainda ser influência através das nossas aprendizagens, escolhas e atitudes.


Aprender a lidar com sentimentos de frustração, raiva, mágoa ou decepção pode ser um trabalho realmente desafiante, principalmente para as crianças e adolescentes, porém podemos começar a partir de nós próprios a ser e fazer a diferença que queremos ver acontecer nas suas vidas. Começar a partir de nós próprios este aprender a aprender, começando por compreender e aceitar como as nossas emoções e sentimentos e escolher aprender como podemos lidar com os momentos menos fáceis de gerir. Mais ainda, aceitar que esta é uma aprendizagem que necessita ser aprendida e treinada e por isso deverá ser encarada como parte essencial do crescimento e do nosso investimento como educadores.

A aprendizagem de técnicas de Coaching Educativo, como os exercícios de respiração profunda que nos trago nas próximas partilhas, podem realmente ajudar-nos!


É por acreditar nesta verdade que como professora e coach ajudo a aprender técnicas de respiração profunda. O treino da respiração ajuda as crianças a desenvolver habilidades socioemocionais e de funções executivas (mas também os adolescentes e a nós adultos): quando as crianças usam as técnicas de respiração para expressar as suas emoções tornam-se capazes de manter o foco na aula, comunicar com eficácia, construir boas amizades e desenvolver a sua autoconfiança, entre outras habilidades.


O treino de respiração é uma ferramenta simples e muito poderosa!

É muito poderoso para uma criança ser capaz de gerir os seus próprios sentimentos. Quando a criança descobre que é capaz fortalece a sua autoestima.


É um privilégio ajudar o outro a usar a respiração para se concentrar e acalmar.


(continua)


Gostava de ter a tua opinião sobre estas partilhas. Fazem sentido para ti?


#ciclodepartilhas #coachingeducativo #ajudar #parentalidade #familia #acaoeducativa #educacao #sercoracao #aceitacao #emoções #serjulgamento #amor #coachingparental #respiracaoprofunda #respiracao #gestaoemocional
1. Respiração profunda - RESPIRAR PARA ACALMAR



#ciclodepartilhas #coachingeducativo #ajudar #parentalidade #familia #acaoeducativa #educacao #sercoracao #aceitacao #emoções #serjulgamento #amor #coachingparental #respiracaoprofunda #respiracao #gestaoemocional

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo