Reunião de pais: em equipa e a escolher servir
14. Sabias que quando serves o próximo estás a servir a Deus?!
Acreditas tu nesta verdade?
Esta semana teve lugar mais uma reunião de pais e desta vez online. Estava intencionalmente entusiasmada por partilhar com as famílias o que ia no meu coração, bem como agradecer o facto de sermos equipa rumo ao sucesso dos seus filhos e meus alunos.
Posso dizer que semeio com intenção desde o primeiro dia espírito de equipa e ajuda, com partilha de recursos, também de Coaching Educativo. Procuro ser também um recurso para o desenvolvimento emocional e social de cada família, enquanto o sou academicamente.
E sempre volto a uma das minhas frases de Coaching Educativo: Dá, dá e dá!
O que faz com que este relacionamento aconteça?
O que faz com que me dê além da probabilidade?!
A resposta é: acredito que estou a ajudar como propósito de vida e enquanto o faço sou testemunho de Deus através da minha vida.
Sabias que fomos criados especiais, únicos e dotados de talentos, tempo, energia e recursos para ajudar as outras pessoas?
É verdade, cada um de nós é uma peça chave no todo que é a humanidade. Fomos pensados com amor e criteriosamente escolhidos para cumprir propósito de vida.
Para alguns de nós este propósito já foi descoberto, para outros tantos ainda não, mas sabes podes descobrir qual é o teu propósito servindo o próximo.
E sabes o que faz com essa seja uma verdade? O facto desse serviço te tornar mais completo, pois fomos pensados para viver ligados e essa conexão, torna-nos mais felizes.
Em Filipenses 2:2 podemos ler “Peço-vos que me deem a grande satisfação de viverem em harmonia. Estejam unidos pelo mesmo amor numa só alma e nos mesmos sentimentos.”
Queres descobrir propósito?!
Queres encontrar satisfação em servir e ajudar o próximo?
Deixo-te 3 razões pelas quais isso é possível servindo:
Razão 1: Nascemos para viver conectados Somos uma família.
A Bíblia diz em 1 Conríntios 3:9 “Na verdade, nós somos companheiros de trabalho ao serviço de Deus e vocês são o seu terreno de cultivo e construção”.
Deus está interessado nos nossos relacionamentos, pois sabe que os nossos relacionamentos têm o poder de destruir ou construir. E sabe que nós podemos fazer a diferença na vida uns dos outros.
Ele quer que sejamos uma família que cuida, ajuda e ama.
Razão 2: Necessitamos estar acompanhados
Sim, necessitamos uns dos outros.
Porque somos únicos, juntos temos mais talentos. Deus criou-nos incompletos, desta forma, para que necessitassemos uns dos outros.
A solidão entristece, enfraquece e faz o nosso corpo e mente adoecerem.
Romanos 12:5 “Assim também nós, que somos muitos, formamos um só corpo em união com Cristo e estamos unidos uns aos outros como membros do mesmo corpo.”
Procura ajudar ligando a alguém que sabes que pode estar a sentir-se só.
Razão 3: Juntos chegamos mais longe
Eclesiastes 4:9 “Valem mais dois juntos do que um sozinho, pois o esforço de dois consegue melhores resultados”.
Ser equipa multiplica a eficácia e o significado.
Quem faz formação/ processos em Coaching Educativo comigo ou os meus alunos ou famílias sabe a importância que as perguntas têm para mim. Chamo-as de Perguntas Poderosas, pois trazem valor à nossa vida, ajudam-nos a refletir sobre as coisas e a encontrar soluções criativas.
Escolho por isso continuar a partilhar contigo algumas Perguntas Poderosas:
*O que é que eu tenho para dar?
* O que tenho para dar em equipa, mais que sozinho?
* Que valor acrescento à minha família?
* Que valor tenho para acrescentar à minha equipa de trabalho?
Como vou garantir que acrescento valor com as minhas habilidades?
O que posso fazer para ajudar a/o ...?
Que passos concretos vou dar?
Que novas ações vou experimentar?
(...)
As equipas aproximam-nos do alcance dos objetivos, a querer fazer mais e a encontrar significado e prazer em fazê-lo ... E sabes a forma mais consistente de o conseguirmos com a nossa quipa é sendo exemplo, é através de servir em conjunto.
Quando as pessoas se juntam por um propósito, com sentido de visão e missão, constroem laços fortes e chegam longe e felizes!
A reunião de pais foi maravilhosa! Terminei feliz, entusiasmada e em equipa, e com mais que Perguntas Poderosas, com Palavras Poderosas para a vida uns dos outros e por isso também para a minha vida!
