Tempo de brincadeira como preparação para o novo ano escolar

Tempo de brincadeira como preparação para o novo ano escolar é o desafio à aprendizagem de hoje.


Sabias que enquanto brinca a criança/ adolescente está a organizar a sua forma de pensar e sentir, a aprender a reconhecer e a comunicar os seus pensamentos, emoções e sentimentos?


Sabias que no tempo da brincadeira a criança/ adolescente aprende a reconhecer e a aceitar que tem necessidades que podem e merecem ser supridas e ainda a interagir com os outros com assertividade?


O meu Desafio para este período de tempo ainda antes da entrada na escola, que para muitas crianças e famílias gera ansiedade, é que aproveites um momento de brincadeira, descontraído, para conversar com o teu filho (a) sobre que pensamentos, emoções e sentimentos têm acerca deste novo tempo, que só por si já é novo e atípico.


Como podes fazê-lo?!


Sugiro que aconteça através de um tempo de partilha com perguntas poderosas.

Podes começar por partilhar como te sentes e que pensamentos tens (lembra-te que és o adulto e necessitas transmitir segurança e confiança).

Depois pergunta e disponibiliza-te para escutar!

- Quando pensas na escola, o que sentes? - O que pensas que vai acontecer no 1.° dia de aulas? - Imagina o dia de escola dos teus sonhos. Como seria?! - O que podes fazer para ajudar a que isso aconteça? - O que tens para contribuir?

Depois no fim do dia podemos voltar ao tema, novamente com perguntas poderosas e com muitaaaaa disponibilidade para escutar.


Se a tua criança/ adolescente ainda sente dificuldade em partilhar sê o exemplo e começa a partir de ti o que queres ver acontecer.


As habilidades emocionais e de comunicação não são inatas, necessitam ser aprendidas e treinadas e a brincadeira é um tempo excelente para semear.


#brincar #foconoobjetivo #valores #formacaocoachingeducativo #sessoescoachingeducativo #partilha #reflexao #perspectiva #expectativa #perguntaspoderosas #respostas #familias #educadores #autoconceito #autoestima
Tempo de brincadeira como preparação para o novo ano escolar

Nas sessões de Coaching Educativo pais e filhos aprendem quem são e como podem ser e tornar-se a sua melhor versão. APRENDER a aprender é uma meta para a vida. Também desenvolvemos formação em Coaching Educativo. Se queres saber mais envia mensagem.

Brinca com tempo enquanto ainda tens tempo!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo