Treina em modo "Oficina das Emoções"
Treina em modo "Oficina das Emoções"
Todos temos o direito de sentir. #ferramentascoachingeducativo
Todos somos merecedores de expressar as nossas emoções (que e útil até para termos saúde), ainda assim existem formas adequadas para o fazer. Podemos sempre fazê-lo sendo luz.
Costumo dizer que a nossa liberdade e os nossos direitos em momento algum podem ou devem retirar a possibilidade ao outro de beneficiar dessa mesma liberdade e direito a sentir.
Não gerir a forma como nos expressamos pode causar danos, a nós mesmos, aos outros e aos nossos relacionamentos. Boa nova: podemos aprender, treinando a aquisição de métodos que ajudem a facilitar a forma como nos comunicamos. Podemos aprender a promover o diálogo, a gestão emocional e o atendimento das necessidades.
Existem ferramentas e métodos para ajudar as crianças, jovens e adultos a expressarem as suas emoções, com calma e respeito.
Ser luz é escolher aprender e treinar fora do foco de tensão, por exemplo em sessões de coaching, para que quando a situação surgir saibamos como agir.
Desafio 1:
Objetivo (exemplo): Eu escolho refletir sobre como sinto as diferentes emoções e sentimentos em mim.
Perguntas poderosas:
(responde por escrito no teu diário/ caderno das emoções)
Como essa emoção me faz sentir? Em que momentos mais sinto essa emoção? Como essa emoção me leva a agir? O que posso fazer diferente para expressar o que sinto e como ajo? (...)
Esta ferramenta tem a vantagem de ser expressa através do nosso próprio vocabulário e de criar conexão. Enquanto pais somos convidados a refletir e verbalizar o que sentimos, como exemplo, e a dar tempo (o tempo necessário e individual) para que o outro, gradualmente, escolha aprender a colocar as suas próprias palavras no que sente e a querer partilhá-lo connosco.
Oficina: Como ponto de partida podem refletir no caderno das emoções.
De seguida podem construir cartões e escreverem o nome dessa emoção/ sentimento e desenharem a respetiva ilustração em cada cartão. Enquanto se divertem e desenvolvem habilidades como a criatividade e a expressão estão a aprender e a criar conexão.

Se és professor(a) podes aplicar esta aprendizagem com os teus alunos.