Treina em modo "Oficina das Emoções"
Treina em modo "Oficina das Emoções"
Todos temos o direito de sentir.
(continuação)
Desafio 4: O PODER DO AFETO
Antes de mais é necessário que compreendas para que aceites que uma criança com raiva está sobrecarregada. O seu cérebro está desconectado e por isso incapaz de raciocinar e se controlar. O nosso primeiro reflexo como pais é garantir a sua segurança e para isso podemos por exemplo abraçá-la firmemente contra o peito enquanto lhe falamos em voz baixa e calma palavras de amor.
Experimenta e partilha este passo. Caso a criança não queira respeita a sua necessidade. Dá-lhe espaço e fica perto para que se sinta segura e compreendida.
Uma pesquisa feita pela Escola de Medicina da Universidade de Washington (EUA) demonstrou que o cérebro das crianças cujas mães (cuidadores) revelam alto nível de afeto apresentam maior crescimento do hipocampo, área ligada à memória e à aprendizagem, em comparação com as crianças que recebem menos afeto no seu crescimento.
O abraço, o afeto, estende-se além do contato físico. O contato corpo a corpo transmite calor e estimula os sentidos, como o tato, o olfato e a audição, o que promove a libertação de substâncias que promovem a felicidade.

(Continuação)