Voltar à escola: Saudações seguras

Atualizado: 17 de set. de 2021

Hoje será o primeiro dia de aulas e imagino o entusiasmo que, entre outras emoções e sentimentos, cada criança traz consigo para partilhar.

Como continuamos com medidas de contingência e queremos garantir que as memórias afetivas se vão manter e até estreitar fará parte do nosso plano diário e anual o desafio das saudações seguras.

Estás certamente a perguntar-te:

- O que são essas saudações seguras?

As saudações seguras são formas que podemos, através da nossa criatividade e flexibilidade, encontrar de nos saudarmos e estabelecer conexão.

Sim, certamente surgirá o abraço na espontaneidade de ser criança, mas podemos transformar a saudação em algo divertido e que continue a manter o contacto afetivo e de forma mais segura.


O desafio passa por começar com as belas das perguntas poderosas, onde daremos oportunidade a cada criança de pensar por si própria em diferentes formas de saudar e que considere seguras.

Por exemplo: Sabem que o plano de contingência ainda é para manter e queremos continuar a festejar com os nossos afetos. Para isso conto com a vossa mega criatividade para me ajudarem a pensar em diferentes formas de nos saudarmos com segurança.

Que formas conseguem imaginar para que quando chegamos à escola e até durante o dia nos consigamos saudar em segurança?

Se a criança necessitar de ajuda para compreender melhor o desafio podemos explicar com um exemplo, um só. Vamos aproveitar a sua criatividade!


Quando a criança compreender o desafio vão chover ideias.

Podemos escrever e desenhar cada sugestão no quadro.

Como os meus alunos como são do 2.º ano terão desta forma oportunidade de acompanhar o processo de desenho e escrita e ser assim ajuda. Podemos também circular pela sala e conforme vimos alunos a conseguir desenhar e escrever incentivá-los a ir ao quadro fazer o registo para o grupo/ turma.

Depois serão apresentadas às crianças diferentes formas de saudação que podem pintar e no espaço em branco escolher uma saudação para acrescentar (anexo em pdf).


Depois de pintadas serão escolhidos pelo grupo alguns desenhos para serem expostos na sala, como referência e modelo.


As saudações de cada criança são coladas no caderno diário como registo da atividade e um recurso como futuro lembrete.


Em anexo está o recurso em PDF. Se fizer sentido para ti descarrega e diverte-te com os teus alunos enquanto aprendem a aprender.


Se és pai, mãe ou cuidador também podes usar este recurso como uma forma divertida de gerar aprendizagem. Sempre aprendemos enquanto brincamos. E mais, estarão a criar memórias fantásticas!


A todos nós, um fantástico "voltar à escola" com afetos e construção de conexão!







Saudações com distanciamento social
.pdf
Download PDF • 354KB

616 visualizações0 comentário